Em setembro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com agosto, retraiu 0,4%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Essa é a quarta retração registrada para esse tipo de comparação no ano de 2023 no estado. A Bahia acompanhou a tendência nacional, já que a média para o conjunto dos estados foi de -0,3%.
Na comparação com setembro de 2022, o setor cresceu 2,5%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (11,6%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (7,8%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%).
Turismo
Em setembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil expandiu 1,5% ante o mês imediatamente anterior, após ter mostrado queda de 1,4% em agosto. Em termos regionais, cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de aceleração verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (1,6%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.